top of page

SOBRE

WhatsApp Image 2022-01-25 at 19.22_edited.jpg

Família Kassab
tradição em gastronomia

Fernando Kassab

O final do ano de 1971 foi marcante para a família Kassab. Pouco antes do Natal, os irmãos Álvaro Luís (13 anos), Sílvia (12), Marcelo (11), Fernando (10), Flávio (8) e Maurício (7) foram reunidos na sala da casa, em que moravam há menos de um ano, em Campinas, e ouviram uma notícia feliz: casados há 14 anos, Álvaro, filho de libaneses, e Leila, filha de sírios, anunciaram a chegada de mais um filho. Eram tempos bem difíceis.

Quando Carlos Augusto nasceu, no dia 28 de julho do ano seguinte, a vida da família havia mudado muito: por causa do trabalho, Álvaro estava morando em Brasília – para onde a família inteira se mudaria, no início de 1974 – e Leila começou a produzir, em casa e com a gravidez em curso, especialidades árabes que vendia para os vizinhos e conhecidos. 

Dona de grande sensibilidade culinária e uma incrível intuição, Leila teve uma escola gastronômica de valor inestimável. Nasceu em São José da Bela Vista, na região de Franca (SP), e cresceu em ambientes de excelência culinária. Foi beneficiada pela memória de sabores originais de seus parentes, como o pai, Aniz, dos avós maternos, Miguel e Afife, tias e tios, todos vindos da Síria, com pouco mais de 20 anos de Brasil. Antes dos dez anos de idade, fazia as receitas mais elaboradas da cozinha de seus antepassados, ao mesmo tempo em que aprendia as técnicas e as receitas mais conhecidas da culinária brasileira – o que também seria fundamental para a criação dos sete filhos.

 

 Como os homens e mulheres árabes que vieram para o Brasil a partir do final do século 19 e, por consequência, seus descendentes de primeira geração nascidos no país, Álvaro e Leila sempre tiveram uma certeza: filhos têm que ser independentes, a começar pela própria alimentação.

 

Da escolha dos ingredientes – em feiras livres, supermercados, mercearias e empórios de produtos árabes –, ao preparo das receitas e a limpeza da área de trabalho, eles tinham certeza do que faziam e ensinavam, e deixaram uma herança de valor único, útil para a vida toda.

 

Todos os filhos, em momentos diferentes dos mais de 15 anos em que as receitas eram feitas em casa, ajudavam em tudo, do preparo à entrega. Em graus diferentes de interesse, todos, de alguma forma, também estiveram e ainda hoje estão ligados à gastronomia e à administração de negócios na área de restaurantes e panificação.

 

Alguns dos dezessete netos de Álvaro e Leila, quarta geração nascida no Brasil, também abraçaram a culinária de especialidades árabes, com negócios em Campinas e em diversas cidades do estado de São Paulo.

Cinquenta anos depois do início de uma caminhada repleta de sabores surpreendentes, de uma cozinha afetuosa, do apuro e do rigor na tradição, além de um grande reconhecimento público, Gabriela e Maurício, outros dois netos de Álvaro e Leila, inauguram o al-Kassab, um espaço destinado à memória culinária da família, seja nas especialidades árabes, seja no cardápio brasileiro da hora do almoço. Uma celebração da boa mesa e da hospitalidade, na melhor tradição da família Kassab.

bottom of page